Gerais

Chamadas públicas abrem oportunidades de comercialização de produtos da agricultura familiar da região metropolitana e do Estado

Emater-MG prepara os produtores para participarem

07/08/2016

Neste segundo semestre, ais uma oportunidade para a comercialização no mercado institucional de produtos da agricultura familiar se abre para os produtores da região metropolitana de Belo Horizonte e do interior do estado.

A Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SMASAN) de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) estão lançando um total de quatro chamadas públicas para a compra de alimentos perecíveis e não perecíveis das propriedades familiares. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER/MG) participa dos processos na organização, mobilização dos agricultores locais, com o suporte técnico e informações necessárias para o acesso desses pequenos produtores ao mercado.

O extensionista agropecuário da Emater-MG, José Custódio de Nascimento Junior, explicou a iniciativa da SMASAN e o papel da empresa pública de extensão rural nesse tipo de compra. Segundo ele, essas chamadas públicas são abertas aos agricultores familiares de Minas Gerais, priorizando aqueles que estão na região metropolitana. A EMATER participa como um elo de ligação dos produtores com o município de Belo Horizonte. Os técnicos da empresa estão presentes nas discussões que vão subsidiar a elaboração das chamadas públicas e a escolha dos produtos que serão adquiridos

As compras da SMASAN e da UFOP serão feitas respectivamente por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Pela SMASAN, inicialmente são duas chamadas públicas pelo PNAE para a aquisição de gêneros alimentícios, como biscoitos, rosquinhas e três tipos de feijões, num total de R$ 8,5 milhões. Os produtos vão abastecer a rede municipal de ensino da Capital, composta de mais de 600 unidades de educação, entre creches, Umeis e escolas de ensino fundamental.

Na UFOP, os recursos previstos nesta primeira chamada pública pelo PAA, somam R$ 817 mil para serem aplicados em mais de 150 toneladas de alimentos, entre verduras, legumes, feijão e rapadura. O objetivo é prover os quatro restaurantes universitários da instituição.

Os interessados em obter mais informações sobre as chamadas públicas da SMASAN podem procurar o extensionsista do escritório local da EMATER/G do seu município.

Para a chamada da UFOP, as regras podem ser consultadas nos endereços eletrôniocos: http://www.dof.ufop.br/setores/csu ou danilo@dof.ufop.br e csu@dof.ufop.br.

Fotos:Divulgação EMATER/MG