Rio Espera

Participantes de concurso da prefeitura de Rio Espera reclamam de suposta irregularidade nas provas aplicadas

28/01/2020

Aconteceu nesse último final de semana (25 e 26/01) na cidade de Rio Espera o concurso público destinado a vários cargos e vários níveis. Um número considerável de participantes do concurso procurou nosso site Foco na Notícia, relatando estar indignados com as supostas irregularidades em algumas das provas aplicadas. Segundo esses participantes, algumas provas estavam com as questões marcadas com uma tonalidade mais clara, que correspondiam às respostas certas.

Muitos usaram as redes sociais e disseram estar indignados, pois, de acordo com eles, o ocorrido é uma total falta de respeito com os outros participantes, pois estudaram muito para realizar esse concurso. Alguns, com as provas realizadas em mãos, procuraram a Promotoria de Justiça de Conselheiro Lafaiete para denunciar e apurar o ocorrido.

Nossa reportagem entrou em contato com o prefeito de Rio Espera, Lúcio Marcos da Silveira (Marquinho Matipó), para saber o que a Administração tem a dizer sobre o fato e se foi tomada alguma providência junto à empresa contratada para elaboração e aplicação das provas.

O prefeito disse que fez uma notificação à empresa para que esclarecesse a anulação de diversas questões das provas aplicadas, de acordo com o gabarito oficial publicado no dia 27 de janeiro de 2020, tendo em vista que o principal questionamento se dá pelo fato de que as provas estavam com as citadas questões previamente assinaladas.

O prefeito nos enviou o ofício recebido da empresa em que diz que “em relação às provas aplicadas, a empresa ressalta que NENHUM candidato manifestou falha nos cadernos de prova em tela, não constaram em ata e não avisaram à Coordenação e nem aos membros da Comissão”.

A empresa ainda disse: “recebemos um e-mail de um cidadão que prestou o concurso, informando da falha sobre a prova do cargo 05 - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS. Ao abrir o pacote de prova reserva, verificamos que houve uma falha de impressão/montagem em alguns cadernos - da questão nº11 até a nº20, que foram impressos com respostas assinaladas. Antes de divulgar o gabarito a empresa anulou as questões e os pontos serão computados para todos os candidatos, conforme item 9.6 do edital. Como o participante fez prova na sala onde tinham os demais cargos com as mesmas questões - cargos 6/7/23/27 o correto foi anular para esses também”.

A empresa ainda destacou que “abriu o pacote de prova reserva de domingo e verificou que o cargo de NUTRICIONISTA, com nove participantes - domingo, houve a falha na montagem do caderno e as questões 09 e 10 de CONHECIMENTOS ESPECIFICOS, que serão anuladas quando divulgar a resposta de julgamento dos recursos, no dia 17/02, conforme previsto no Cronograma do Edital, fls. 02”.

Foi citado que o prazo de recurso ou reclamações de questões/gabarito, vai até o dia 31 de janeiro, conforme previsto no Cronograma. As respostas e resultado serão divulgados no dia 17 de fevereiro e que a empresa manterá em arquivo os cadernos de prova reserva onde consta os equívocos elencados.

Segundo a empresa, “Não há motivo para "anulação do concurso" ou qualquer outra medida, pois os equívocos foram superados/sanados e, caso os participantes tivessem se manifestado durante o horário de prova, seria resolvido pela coordenação, mas nenhum candidato se manifestou, seja em ata para os fiscais de sala, seja à Coordenação ou aos membros da Comissão ali presentes”.

Os participantes, mesmo após a divulgação do gabarito com a anulação das questões, voltaram às redes sociais e disseram estar decepcionados e à espera de uma solução, pois, segundo eles, não é justo com quem estuda e se prepara ser prejudicado por uma falha da empresa e, por isso, pedem a anulação da prova e realização de outro concurso.