Rio Espera

Moradora de Rio Espera envia nota a nossa reportagem em que faz um apelo e pede a colaboração das pessoas para permanecerem em casa

19/04/2020

Moradores de Rio Espera estão apreensivos com a grande quantidade de carros e pessoas de outras cidades circulando pelo município, sendo que ó que é recomendado no momento pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde é que permaneçam em suas casas, evitando uma contaminação em massa.

Em Conselheiro Lafaiete, cidade próxima a Rio Espera, já estão confirmados 11 casos de Coronavírus, onde dez deles encontram-se assintomáticos, ou seja, não apresentam nenhum sintoma. Vale ressaltar que muitas pessoas podem ter tido contato com essas pessoas que estão contaminadas e estarem transmitindo o vírus sem saber que estão contaminadas. A situação é preocupante e precisamos que cada um faça a sua parte, com a sua prevenção e a do seu próximo.

A reportagem do nosso Portal Foco na Notícia recebeu uma nota da rioesperenses e fotógrafa Cláudia Lopes, preocupada com essa atual situação em que faz um apelo e pede que a população colabore e não saia de suas casas. Agradecemos pela colaboração da rioesperense em nos enviar essa nota e fazemos questão de publicá-la na íntegra:

“Diante da situação Pandêmica, pedimos a colaboração de todos  rioesperenses ausentes para que não saiam de suas casas, para não virem para Rio Espera como refúgio. Os casos leves e assintomáticos passam despercebidos. E são eles que têm levado o Coronavírus para todo tipo de pessoa e colocado a vida de todos em risco, principalmente a vida dos mais fragilizados, que são uma grande parte da nossa população, visto que o número de idosos e pessoas com comorbidade em nossa cidade é alto. Outro detalhe importante a ressaltar é sobre o nosso único Hospital. Estejam cientes de que ele é um hospital simples, onde, muitas vezes, os pacientes da cidade, quando é  necessária uma internação devido a doenças mais graves, são transferidos para hospitais da Capital ou de outras cidades maiores, por falta de estrutura. O hospital da nossa Cidade pode sofrer um colapso com pouquíssimos casos confirmados. Podemos perder os poucos kits de testes para o COVID-19 com vocês, visitantes! Então sejam conscientes e responsáveis, protejam você e todos a sua volta, fiquem em casa! Deixem a pandemia passar para visitar os entes queridos. A todos os Rioesperenses presentes, contamos com o apoio de todos vocês para denunciarem visitantes, pessoas de outras cidades que venham para Rio Espera como refúgio. É necessário assinar um termo de responsabilidade previsto em lei, pelo qual o(os) indivíduo(s) deve(m) permanecer isolado(s) por no mínimo 14 dias. Se você já recebeu algum familiar de outra cidade, certifique-se da  responsabilidade de ficar em isolamento juntamente com os visitantes e solicite uma triagem com um Enfermeiro juntamente de um Médico Clínico  para avaliar os novos visitantes e todos da residência. Sigam todas as orientações passadas à população pelo Ministério da Saúde. Não estamos em colônia de férias, estamos passando por um momento delicado e de risco."

Telefones para contato:

  • Hospital fixo: (031) 3753-1259
  • Polícia Militar: (031) 98338-4033
  • Polícia MG: 190 /
  • SAMU: 192