Congonhas

Testes rápidos estão sendo aplicados em profissionais da linha de frente contra o coronavírus em Congonhas

29/05/2020

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está aplicando testes rápidos em todos os profissionais da saúde, que trabalham em serviços públicos, e de segurança. Esse grupo atua na linha de frente contra o coronavírus. De 23 a 27 de maio, foram realizados cerca de 840 exames. Desse número, haviam sido confirmados, até esta quinta-feira, 28, 13 casos, sendo que 8 são de moradores congonhenses. Ao todo, Congonhas tem 14 casos positivos.

A ação visa dar segurança tanto aos profissionais que atuam na linha de frente quanto aos usuários. Os testes estão sendo aplicados em profissionais que atuam nos serviços de saúde pública do Município, entre eles UPA 24h, unidades básicas de saúde (UBS) e clínicas, além do Hospital Bom Jesus.

Os exames também estão sendo realizados na Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e em agentes penitenciários. Os testes também são aplicados em pacientes que se enquadram nos critérios determinados pelo Ministério da Saúde. É o caso de idosos com mais de 60 anos.

No momento, Congonhas possui, aproximadamente, 6 mil testes disponíveis. O número corresponde a aquisições feitas pelo Governo Municipal, repasses do Ministério da Saúde e doações feitas pela Vale. O Município está trabalhando para adquirir mais kits do exame.

A aplicação dos testes rápidos não modifica os critérios de aplicação do exame RT-PCR (sigla em inglês para Transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) em pacientes suspeitos de Covid-19. A coleta o exame é feita no próprio município. A análise do material é realizada na Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte.