Gerais

Projeto de Lafayette de Andrada estabelece reconhecimento ao profissional de Capoeira

16/07/2020

O deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) apresentou projeto na Câmara dos Deputados (PL3640/2020), que reconhece o profissional de Capoeira, inserindo esses trabalhadores ao sistema trabalhista brasileiro, com direitos ao registro na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

O projeto apresentado pelo parlamentar tem por base o texto produzido com o esforço e trabalho do Coletivo Regulamentação da Ocupação de Capoeira como Profissão. A apresentação do texto foi sugerida por capoeiristas da cidade de Barbacena ao deputado, que prontamente atendeu a proposta, levando o tema ao Congresso.

No projeto, os profissionais da área de capoeira terão registro, código de conduta profissional e regras próprias, que facilitarão as associações já existentes da área e o reconhecimento desses profissionais.

“A capoeira surgiu na época da escravidão no Brasil e é uma referência cultural, de esporte e símbolo da cultura brasileira. Por esses e outros motivos, merece reconhecimento e regularização. É com muita alegria que pude apresentar esse projeto que me foi sugerido por amigos capoeiristas da cidade de Barbacena”, disse o autor, deputado Lafayette de Andrada.

A matéria está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Foto: Douglas Gomes