Rio Espera

Corte de árvore em Rio Espera causa revolta em moradores

14/08/2020

Moradores da Rua Santana e Praça Cônego Agostinho em Rio Espera procuraram nossa reportagem por um fato que causou certa repercussão na cidade: o corte de uma árvore. Nas redes sociais muitos diziam ser um corte outros alegavam somente uma poda.

A árvore da espécie sibipiruna, também conhecida como sebipira, é uma árvore de grande porte, nativa do Brasil e é muito usada para arborização em várias cidades brasileiras. 

Segundo alguns moradores, a árvore (foto à esquerda) começou a ser cortada pela manhã e na parte da tarde os galhos já estavam espalhados pelo chão. Disseram que chegaram a falar com o prefeito municipal e ele alegou que um morador da Pracinha lhe pediu para podar uma árvore e ele, achando que seria em seu passeio, deu a autorização para o feito. Porém a árvore era na Praça Cônego Agostinho e ao invés da poda foi cortada, ficando o tronco pela metade com alguns galhos finos para cima.

A árvore é um bem público, estava belíssima, deixava a nossa Pracinha ainda mais bonita e por alguns anos pensamos em até enfeitá-la para o Natal. Ela não apresentava nenhum risco para ninguém, sua copa estava bonita e é normal que nessa época de inverno ela solte muitas folhas, mas nada que atrapalhe a vida de ninguém. O que fizeram foi um desrespeito com a natureza. Pode ser que agora ela não brote e não cresça forte e linda como era antes,” disse um morador.

Nossa reportagem entrou em contato com o prefeito municipal e ele disse que não foi ordem dele e que “um vizinho da Praça por cabeça dele decidiu podar a árvore e cortou os galhos dela tudo”. Segundo o prefeito, esse morador da Praça chegou até ele e disse iria podar aquela árvore lá em frente da casa dele e se um funcionário da prefeitura poderia ajudá-lo. Ele disse que poderia e que era para tomar cuidado com a rede elétrica.

Quando foi no outro dia pela manhã eu recebi uma mensagem e fotos da árvore com cortada. Pra mim a árvore era a que estava no passeio e não na Praça, foi aí que vi nas fotos que a árvore era na Praça. Depois de conversar com um morador e falar sobre o que aconteceu eu pedi para acabar de aparar os galhos dela para brotar no tronco de novo”, ressaltou o prefeito.

Depois desse fato, moradores imprimiram cartazes com alguns dizeres como “o tronco nu que hoje se encontra aqui, já abrigou muitos debaixo da sombra de sua copa” e colaram nos postes da Praça. Duas mudas de árvores também foram plantadas por um morador em cada ponta da Praça.

“Foi como se tivessem arrancado um pedaço de cada um de nós que ajudou e cuidou com todo o carinho da nossa Pracinha que estava ficando cada dia mais agradável. Foram plantados os beijos e ela estava florida, aconchegante e o que vemos no local agora é simplesmente um troco de uma árvore indefesa, como qualquer ser humano, que poderá não renascer. As pessoas estão confundindo as coisas, olhando para os próprios umbigos e esquecendo que a natureza, onde vivemos, é mais importante do que qualquer coisa, pois como diz a frase: 'as folhas que caem na calçada não são nada comparadas as sujeiras causadas pela mão humana'”, concluiu um morador.

Reportagem: Francielli Lopes - Fotos: divulgação