Rio Espera

Cooperativa de Desenvolvimento Agropecuário de Rio Espera COODARE tem dois motores furtados

14/01/2021

Dois motores foram furtados nessa semana da Cooperativa de Desenvolvimento Agropecuário de Rio Espera (COODARE) no distrito de Rio Melo em Rio Espera. O fato ocorreu na última terça-feira (12/01) quando um apagão atingiu a cidade de Rio Espera e seus distritos. Moradores ficaram sem energia das 15 às 22h, e, por essa falta de energia, associados que estavam no local foram embora por cerca das 18h. Provavelmente, bandidos agiram durante a noite, entraram na sede e furtaram os motores, sendo um de 10CV de cor azul de aproximadamente 40kg que ficava no engenho e outro da caldeira de 1,5CV de cor preta, além da hélice e grade de proteção.

A Polícia Militar do Destacamento de Rio Espera foi acionada e compareceu ao local. Militares foram informados sobre o ocorrido e a Perícia Técnica foi acionada, porém compareceria posteriormente caso fosse solicitados pela Delegacia responsável pela investigação do fato, tendo em vista não haver indicação de suspeito ou autoria.

Vizinhos da Associação disseram que não ouviram qualquer movimentação suspeita nos arredores. Um dos vizinhos alegou que a estrada sentido a localidade dos Moreiras está precária e com muito barro e dificuldade de locomoção de veículos, o que poderia indicar possível rota de fuga pelo Distrito de Rio Melo.  

A Associação foi criada há quatro anos e estava em fase de organização burocrática e adaptação, já com vinte associados. O foco principal da COODARE seria a plantação de cana, iniciação de produção de açúcar mascavo, rapadura e melaço, sendo que suas atividades começariam nesse mês de janeiro.

 

Nossa reportagem do Foco na Notícia entrou em contato com alguns associados que lamentaram o ocorrido e disseram que essa ação vai atrasar ainda mais o andamento das atividades. "Quem levou os motores não pensou em todo o trabalho que tivemos pra criação e todo o tempo dedicado a Associação. Estamos com os pés e mãos atados e muito tristes com o que levaram. Isso é sinal que já estamos incomodando e temos que agir para que esses fatos não aconteçam mais. Nosso distrito, nossa cidade perde ainda mais com o atraso das nossas atividades”, comentaram.

Haverá uma reunião hoje, quinta-feira (14/01), às 18h, com todos os associados para discutirem sobre a segurança da Associação, além de outras pendências.

Até o momento não se tem paradeiro dos motores e nem de suspeitos.