Cultura

Cidades da região conservam a tradição da Folia de Reis

05/01/2017

O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, dia da Folia de Reis e, de acordo com a tradição, quando os três Reis Magos, Gaspar, Belchior e Baltazar avistaram a Estrela de Belém no céu eles foram até o menino Jesus que nasceu.

Os reis ofereceram presentes que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Assim como manda a tradição, em várias cidades da região o dia 06 de janeiro é comemorado com muita festa. Todos os anos, do dia 1º ao dia 06 de janeiro, as Folias de Reis visitam várias casas dos cidadãos com as homenagens ao menino Jesus.

Em Rio Espera, as duas Folias de Reis do município, a “Estrela do Oriente” e a “São José’, realizam a visitação às famílias com o Menino Jesus e a renda é destinada à Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. Segundo senhor Paulo, um dos integrantes da “Estrela do Oriente”,  a Folia é composta por aproximadamente vinte integrantes.: “Contamos hoje com crianças, jovens, adultos e idosos. E juntos, nós percorremos todos os anos nas casas onde levamos a boa nova do nascimento de Jesus. Em nome da nossa equipe agradeço pelo carinho e atenção das famílias que nos recebem”, destacou.

Folia de Reis "Estrela do Oriente" de Rio Espera

Na cidade de Lamim, existem cerca de oito Folias, cada uma com aproximadamente treze componentes sendo a mais tradicional no município, a Folia de Reis “Divino Espírito Santo”.

Esta Folia, que é uma tradição em família, foi criada há mais de cem anos e passou de geração em geração, permanecendo até hoje, com renovação todos os anos e a participação desde crianças a idosos, sendo o mais experiente do grupo, senhor Orlando Rodrigues de Almeida de 70 anos e o mais jovem de apenas 05 anos de idade.

Sebastião Mariano, um dos coordenadores e integrante da Folia do “Divino Espirito Santo” relatou a alegria de todos em participar por mais um ano percorrendo as casas: “Nós ficamos emocionados com o carinho da população que recebe as folias que estão espalhadas pelas ruas da cidade, cada uma em um canto, levando a vista do Menino Jesus. A nossa vontade é grande, somos unidos e, por isso, não podemos deixar acabar essa tradição na cidade de Lamim”, concluiu.

Folia de Reis do "Divino Espírito Santo" de Lamim