Cultura

Rotary Club de Conselheiro Lafaiete realiza com sucesso mais um de seus projetos

20/08/2016

Mais uma vez o Rotary Club de Lafaiete mostrou que trabalha sério na promoção de projetos voltados para a comunidade. Nesse dia 20 de agosto, na Praça da Rodoviária em Lafaiete, o clube atraiu um grande público com o Projeto “Hepatite Zero”, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH), Interact e vários colaboradores.

No local, além de uma boa música ao vivo, pipoca, algodão doce e brincadeira no pula-pula para as crianças, foram oferecidos serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, limpeza de pele e testes rápidos de Hepatite C, onde o resultado ficava pronto em apenas vinte minutos.

As equipes compostas por profissionais altamente qualificados e com toda a proteção necessária, realizaram cerca de quatrocentos testes e apenas um foi diagnosticado com a Hepatite C, sendo que este já foi orientado na busca do tratamento.

Todo o trabalho foi acompanhado pelo médico Infectologista Dr. Flávio Augusto Faria que explicou como ocorre a transmissão da Hepatite C: “A transmissão ocorre através do sangue contaminado. Normalmente a gente tem a transmissão vertical que é da mãe para o filho, principalmente na hora do parto, mas pode ocorrer também durante a gravidez ou quando criança se for preciso de uma transfusão de sangue pode ser que a pessoa entre em contato com o vírus também. Mas a transmissão é pelo sangue contaminado”, explicou Dr. Flávio.

Ainda de acordo com o médico, 95% das pessoas não sabem que estão com a doença por ela ser silenciosa: “O paciente leva de vinte a trinta anos para desenvolver a doença que não tem uma progressão rápida, por isso o paciente pode evoluir para cirrose hepática ou hepatocarcinoma, que é câncer de fígado. Vale ressaltar que os principais sintomas são fraqueza, fadiga, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Se apresentar algum outro sintoma já é o caso de progressão da doença, o que indica que o fígado já esta falindo”, concluiu.

A equipe de rotarianos esteve no local coordenando todo o trabalho e o Presidente Jonas Enquadrasse aproveitou para agradecer todos os parceiros que contribuíram para a realização deste projeto social de suma importância para o bem estar da sociedade Lafaietense.

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos