Cultura

Coral Canarinhos de Itabirito comemora 43 anos com grande espetáculo

21/09/2016

O mês de setembro é marcado pelas comemorações do aniversário do Coral Canarinhos de Itabirito. Para celebrar a data, a Associação Cultural apresentou no último domingo dia 18, o espetáculo “Na Leveza da Música”, com a participação de todos os coros.

Em 2016, o grupo inovou na escolha do local, trazendo toda a produção de aniversário para a sede do coral, um belíssimo espaço no Centro Histórico de Itabirito. Segundo o maestro e diretor artístico do grupo, Éric Lana, o ambiente é leve, inspirador e o repertório foi todo pensado para estabelecer uma sintonia com esse espaço. “A intenção foi proporcionar ao público uma oportunidade inédita de se experimentar música, unindo o contato profundo com a natureza, a energia da música vocal e a fascinante arquitetura construída por nossos antepassados em um único espetáculo”, ressalta.

Um dos momentos mais marcantes nos espetáculos de aniversário é o grande Coro dos ‘Canarinhos para Sempre’, onde reúnem-se todos aqueles que já passaram pelo coral para cantarem juntos uma canção emblemática na trajetória desses 43 anos. “O espetáculo foi, acima de tudo, um momento importante de reencontro, gratidão e crescimento, pois há sempre o despertar de novos Canarinhos e colaboradores para o projeto”, pontuou o maestro.

Aproximadamente 200 artistas, dentre crianças, jovens e adultos, com idades entre 5 e 30 anos, participaram da concepção dessa grande atração dos Canarinhos, que contou com o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura e com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabirito. Mais informações pelo telefone: (31) 3561-3869 ou  no site www.canarinhosdeitabirito.org.br.

Sobre o Coral

Criado em 1973 pelo Padre Francisco Xavier, o coro principal Canarinhos de Itabirito é o mais antigo da instituição. Composto por jovens músicoscom idades entre 10 e 23 anos, todos os integrantes, além de cantar, também tocam pelo menos um instrumento musical e cumprem uma agenda anual de aproximadamente 80 apresentações regionais e interestaduais. O grupo é regido pelo maestro Eric Lana, com a preparação vocal de Thays Simões.