Cristiano Otoni

CODAP aprova adesão de Cristiano Otoni em Assembleia

05/09/2018

O Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP) aprovou a adesão do município de Cristiano Otoni. A votação foi realizada durante a 82ª Assembleia Ordinária do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), que aconteceu em Congonhas, ontem, terça-feira (04/09). Durante o encontro vários assuntos foram abordados, entre eles o serviço de iluminação pública, que será realizado pelo consórcio a partir de 2019, o fortalecimento das mulheres da região e o atendimento primário de saúde.

A reunião foi conduzida pelo vice-presidente do CODAP e também prefeito de Entre Rios de Minas, José Walter. O secretário municipal de Governo de Congonhas, Lúcio de Souza Coimbra, representou o prefeito Zelinho, que é o então presidente do Consórcio. O prefeito de Cristiano Otoni, José Élcio de Rezende foi representado pelo chefe de Gabinete, Gerson Luiz de Souza. Participaram, ainda, o prefeito de Jeceaba, Fábio Vasconcelos, o prefeito de São Brás do Suaçuí, Elias Ribeiro de Souza e representantes de outras cidades consorciadas.

Para o chefe de Gabinete da Prefeitura de Cristiano Otoni, Gerson Luiz de Souza, existem diversos motivos para o município se integrar ao CODAP. "São várias as necessidades do município, como iluminação pública, o SIM Regional e o Castramóvel. É uma integração e o CODAP vem mostrando, ao longo de sua trajetória, que só traz benefícios aos municípios", completa.

A consultora Laura Nequini explicou sobre o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), que avalia a infraestrutura das unidades básicas de saúde dos munícpios, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão. Com base nessa análise, as cidades que oferecem melhorias no atendimento à saúde recebem recursos do Ministério da Saúde.

Buscando o empoderamento das mulheres da região, a psicóloga Cida Campos apresentou o projeto "Travessias". A intenção é criar uma Câmara Temática no CODAP para debater assuntos relacionados a esse público e promover políticas públicas, principalmente no que se refere ao combate à violência. Além disso, a proposta é promover uma grande ação no Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, envolvendo os municípios consorciados.

Outro assunto tratado foi a paralisação das atividades do Consórcio de Administração do Serviço de Iluminação Pública (CASIP) em dezembro deste ano. O Programa de Iluminação Pública será feito pelo CODAP a partir de 2019.