Cultura

Livro dedicado ao público jovem é lançado na FLIC

10/11/2016

Jovens leitores participaram de um bate-papo descontraído com a escritora Laura Conrado na tarde da quarta-feira, 9, no Museu de Congonhas. O evento é parte da programação da 3ª Festa Literária de Congonhas (FLIC), que vai até o dia 23. Laura contou sobre o processo de criação do seu primeiro livro de sucesso “Freud, Me Tira Dessa”, que rendeu prêmios e reconhecimento nacional.

A obra, voltada para jovens de 12 a 17 anos, narra a trajetória da personagem Catarina, que recorre ao divã para rever suas escolhas. A autora também falou sobre outros livros já publicados por ela e adiantou que o próximo será lançado em meados de 2017.

Alunos de escolas municipais, privadas e educadores que participaram do evento se sentiram à vontade para perguntar a escritora sobre o ofício de escrever, o processo criativo dos livros e os desafios da profissão. Laura aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem de encorajamento e da importância da autoestima para os jovens. “Ter autoestima é tudo na vida de uma pessoa. É importante se admirar, se superar, gostar da gente mesmo. O mundo não é fácil, mas temos que ultrapassar os desafios diários”, afirmou a escritora.

“Identifiquei-me muito com a personagem do livro da Laura, ainda não tive oportunidade de ler, mas agora quero muito. Foi muito bom participar desse bate-papo”, contou Julia Gabriela, de 13 anos, aluna da Escola Municipal Fortunata de Freitas Junqueira. Isabela e Carol, alunas do Colégio Piedade, afirmaram que “é muito importante conversar sobre literatura e que esses momentos ajudam inclusive nas atividades escolares e redações”.

Nesta quinta-feira, 10, o Museu de Congonhas recebe o escritor Luís Giffoni que lançará o livro "Pastor das Sombras", às 14h, e a Dra Meira Souza, que ministrará uma palestra sobre Vida Saudável, às 20h. Na sexta-feira, 11, o jornalista Fabrício Carpinejar fará a palestra "Feliz por pouco, transbordando por muito - A felicidade na escrita e na fala".