Cultura

LESMA Editores lança mais duas obras de autores regionais

17/11/2016

A Lesma Editores lança neste mês de dezembro mais dois títulos. No dia 02 de dezembro, em Conselheiro Lafaiete, acontece o lançamento da obra “Paisagem Interior – Roteiro Sentimental do Bairro Santo Antônio”, escrito a quatro mãos por Waidd Francis e Ana Helena (pai e filha), que descortinam sensibilidade através da memória e da imaginação. Juntos eles produziram um livro de poemas e textos onde Waidd revisita a infância passada no bairro Santo Antônio, um dos mais tradicionais bairros de Conselheiro Lafaiete. O autor também publica nesta obra poemas e textos afetivos fazendo da literatura um meio efusivo de transportar sensações através da sensibilidade.

Ana Helena é uma menina de oito anos que escreve e desenha aquilo que invade a sua fértil imaginação infantil. São textos leves, lúdicos e delicados incrementados com o doce delírio de uma mente vivaz e em formação. O livro é enriquecido pelo trabalho do fotógrafo Eduardo Sacramento, amigo pessoal do autor. Textos de Avelina Noronha, da pedagoga Istael Oliveira Dutra, que foi professora e é grande incentivadora do trabalho de Ana Helena; da jornalista Kátia Matos e do sogro e avô dos autores, o também escritor Luis Gonzaga Milagres completam esse projeto literário.

A beleza da obra repousa na lírica metáfora da união familiar por meio dessa singular experiência literária.

 

Fotos: Eduardo Sacramento

Já no dia 03 de dezembro, acontecerá em Congonhas o lançamento da obra “As lindas flores do escuro vale”. O trabalho trata-se de um testemunho de vida escrito por Leci Romualdo. Ela nasceu e reside em Congonhas e é membro da Igreja Batista Renovada. O livro traz sua trajetória desde a infância, família, a formação evangélica sendo, portanto, obra de cunho autobiográfico.

 Além disso, narra ainda um período em que Leci enfrentou um longo processo depressivo. Nesse sentido, o texto reflete o testemunho de superação da doença por meio da fé com o auxílio das ciências médicas, familiares e amigos.

 

Fotos: Mauro Fernandes Barros

BIOGRAFIAS DOS AUTORES

ANA HELENA MILAGRES OLIVEIRA nasceu em Belo Horizonte no dia 8 de julho de 2008. Primeira filha de Waidd Francis de Oliveira e de Beatriz Helena do Vale Milagres Oliveira e irmã de Maria Fernanda. Desde pequena envolvida com o universo do risco e traço, Ana Helena tem plena sintonia com desenho e escrita. Atualmente com oito anos de idade, Ana cursa o 3º ano do ensino fundamental no Colégio Nossa Senhora de Nazaré. Reside hoje no bairro Santo Antônio em Conselheiro Lafaiete, terra de suas raízes e, após participar de publicações internas escolares, essa leitora dedicada se arrisca no caminho da literatura, publicando em parceria com seu pai Waidd Francis, sua primeira obra: “Paisagem interior”.

WAIDD FRANCIS DE OLIVEIRA nasceu em Conselheiro Lafaiete, no tradicional bairro Santo Antônio. Filho de Benedito Cândido de Oliveira e Benedita Silva Oliveira (in memorian), é casado com Beatriz Helena do Vale Milagres, pai de duas filhas: Ana Helena Milagres Oliveira e Maria Fernanda Milagres Oliveira. Bacharel em Direito, pós-graduado em Filosofia e mestre em Direito. Servidor público federal, professor e diretor de ensino Pesquisa e Extensão da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete. No campo jurídico publicou em 2012 “Constituição e Democracia Participativa” (Editora D’Plácido). “Paisagem Interior” é seu passo poético e memorialista em parceria com sua filha Ana Helena.

LECI DINIZ ROMUALDO nasceu em Congonhas, Minas Gerais, em 19 de fevereiro de 1977. Filha de Otacílio de Souza e Albertina Rosa de Souza, foi criada num ambiente evangélico, que é a base de sua trajetória pessoal e influência marcante em sua narração. Estudou nos seguintes educandários: Escola Municipal João Olyntho Ferraz e Escola Estadual Lamartine de Freitas, em Congonhas. Neste seu primeiro livro Leci narra etapas de sua infância e também os momentos de sofrimento de depressão que durou sete anos. Este livro descreve seu embate com a doença e é testemunho da fé em Deus que, aliada ao tratamento médico e apoio de amigos e familiares, resultaram em sua cura. Narrada em primeira pessoa, a obra pretende oferecer uma luz àqueles que sofrem desta enfermidade tão comum em nosso tempo. Casada com Herbert André Romualdo há 23 anos, o casal tem uma filha, Flávia Letícia Souza Romualdo. Atualmente Leci é membro da Igreja Batista Renovada de Congonhas.

Maiores Informações: Lesma Editores (31) 9 9184-0551 /  grupolesma@gmail.com