Gerais

Congonhas disputa Taça Estrada Real de Handebol e conquista título

18/11/2016

As equipes Infantil Masculino, Sub-19 Masculino, Adulto Masculino e Adulto Feminino da Prefeitura de Congonhas, coordenadas pela Secretaria de Esporte e Lazer, disputaram, entre o sábado dia 12, e a terça, 15 de novembro, a 3ª Taça Estrada Real de Handebol em Caxambu, no Circuito das Águas. A delegação voltou com um título, um vice-campeonato, um 3º e um 5º lugares. Alunos de escolas municipais que disputaram os Jogos Escolares de Congonhas este ano também fizeram bonito no Sul de Minas. A competição contou com a participação de outros representantes de Minas, de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Após dividir a preparação com o treinador esportivo da SEL e responsável pelas escolinhas e as seleções da cidade, Diaulas Luiz Pertence, o treinador do Infantil e também atleta do Adulto, Khalmel Lima de Oliveira, comandou a maioria das equipes em Caxambu. O Feminino Adulto ficou a cargo do também atleta Thiago.

O Feminino Adulto sagrou-se campeão invicto da chave única, após vencer as quatro partidas e fazer a final com São Lourenço e vencer por 22 a 21. 

 

O Infantil terminou a competição como vice-campeão, fazendo excelente campanha e perdendo apenas uma partida para a forte equipe de Araxá por 15 a 13. Esta equipe foi montada com seis alunos da E. M. João Narciso, do Joaquim Murtinho, mais seis da E. M. Rosália Andrade, do Alvorada, e outro do Colégio Piedade. O convite a esses garotos partiu de Khalmel, que é também coordenador de Educação Física da Rede Municipal de Ensino e dos Jogos Escolares de Congonhas (JEMC).

Já o Sub-19 ficou em 3º lugar, com a vitória sobre Três Corações por 23 a 13. O atleta Marley Wallace foi convidado após a competição pela Prefeitura de Varginha e irá disputar por aquela cidade o próximo Campeonato Mineiro por aquela cidade.

Já no naipe Adulto Masculino, Congonhas chegou em 5º lugar. Esta equipe teve como destaque individual do primeiro jogo o próprio Khalmel.

O trabalho desenvolvido na modalidade Handebol atrai, a exemplo do que ocorre com o Futsal e o Vôlei, a atenção de jogadores de outras cidades. Este ano este equipe chegou à etapa estadual dos Jogos de Minas e pela 1ª Divisão. Na Taça Estrada Real, a delegação de Congonhas contou com atletas de Mariana, Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete, que encontraram no projeto da SEL as condições para disputarem competições de rendimento. Mas uma grande atenção é dedicada pelo Governo Municipal ao trabalho de base coordenado pelo professor Diaulas. Atualmente existem cerca de 30 alunos no Poliesportivo Central, sendo que há também escolinhas no Ginásio do Dom Oscar e nas quadras da Praia e do Rosário para garotos a partir dos 12 anos.