Conselheiro Lafaiete

Defesa Civil de Lafaiete alerta a população para os riscos neste período

09/01/2022

A Defesa Civil de Conselheiro Lafaiete está atuando no sentido de identificar e vistoriar áreas de risco e prestar assistência em caso de necessidade.

De acordo com Nota enviada à imprensa na noite desse domingo (09/01), o índice pluviométrico (quantidade de chuvas) nos últimos dias está acima do esperado para este período e alerta para alguns cuidados.

Recomenda às pessoas que evitem áreas de inundações e não trafeguem em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o seu nível pode se alterar rapidamente podendo acarretar transbordamentos.

Adverte para que não se abriguem e nem estacionem veículos debaixo de árvores, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes.

Atenção especial também para as áreas de encostas, morros e com enxurradas bruscas, pois podem ocorrer desabamentos.

Caso resida em área de risco tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de uma inundação, alagamento ou risco de desabamento.

De acordo com o Secretário Municipal de Defesa Social, Rolff Ferraz, neste período chuvoso os trabalhos da Defesa Civil são intensificados, inclusive com atuações em conjunto com o Corpo de Bombeiros, sempre com o propósito de salvaguardar a integridade dos cidadãos. Por fim, é importante relembrar que a população tem um importante papel de contribuir com o monitoramento dessas áreas, a fim de reduzir ou mesmo evitar a sua exposição a condições adversas de riscos.

Vale lembrar que para receber comunicados da Defesa Civil, basta que o cidadão envie SMS com o CEP da sua região para o número 40199.

A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do seu cadastro e a partir deste momento você passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região.