Gerais

Projeto Trilhas de Futuro: Senac oferta 2090 vagas gratuitas em cursos técnicos em todo o estado 

Estudantes a partir do segundo ano do ensino médio podem se inscrever até o dia 25 de abril.

12/04/2022

O Senac é parceiro do Governo de Minas na segunda edição do Projeto Trilhas do Futuro. São 2090 vagas gratuitas em cursos técnicos em todo o estado. As inscrições podem ser feitas até 25 de abril, pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.  

O projeto é destinado a estudantes regularmente matriculados nos segundos e terceiros anos do ensino médio; em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e para jovens que concluíram o ensino médio.  Cada candidato pode indicar no mínimo um curso de interesse. Também é necessário informar o turno de preferência, a instituição, endereço de preferência e a ocupação profissional. Além das aulas, todos os alunos selecionados para participar receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação. 

Conforme destaca Daniel Pires, superintendente de Negócios do Senac, “novamente, a parceria com o Governo de Minas possibilita a oferta de cursos do Trilhas de Futuro. Em 2021, 6900 estudantes foram contemplados e tiveram acesso à nossa expertise e Método Pedagógico diferenciados, com foco na inovação e na prática, alinhadas às necessidades do mercado. Os participantes do projeto que escolherem o Senac poderão contar com docentes experientes, além de uma infraestrutura de ponta, com salas de aula e laboratórios bem equipados”. 

Por meio da iniciativa, o Senac oferta cursos técnicos para 15 diferentes áreas: Enfermagem, Administração, Recursos Humanos, Secretariado, Segurança do Trabalho, Nutrição, Informática, Marketing, Contabilidade, Finanças, Estética, Farmácia, Eventos, Logística e Desenvolvimento de Sistemas.   

As aulas serão presenciais, com adequação às medidas locais de prevenção à Covid-19. Os cursos têm início previsto para o mês de julho e duram, em média, de 18 a 24 meses. Os interessados devem ficar atentos aos pré-requisitos para participação no programa e os documentos necessários para realização da matrícula.   

Todas as regiões de Minas contam com a participação do Senac no Trilhas de Futuro, somando 23 cidades. Mais informações podem ser conferidas no edital completo do programa, no site do Trilhas de Futuro, ou diretamente com a unidade Senac mais próxima. 

Sobre o Senac em Minas 

Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 41 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.  

O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.