Conselheiro Lafaiete

Prefeitura de Lafaiete entregará mais um patrimônio recuperado, a tradicional Fonte Luminosa

29/04/2022

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete entregará na próxima semana mais um patrimônio histórico-cultural restaurado, a “Fonte da Independência”, popularmente conhecida como Fonte Luminosa, construída na década de 1940 na Praça Tiradentes.  A administração municipal investe no patrimônio da cidade com o objetivo de resgatar e conservar a cultura e a história do município, por sua importância artística, histórica e afetiva, e pelo fomento ao turismo.

Para o Secretário de Cultura Geraldo Lafayette lidar com o Patrimônio histórico é um desafio, porque exige elaboração de projeto minucioso, mão de obra especializada e tudo isto tem alto custo. No entanto, mais do que numa obra comum, desenvolver tais projetos torna-se gratificante, pois é uma forma de garantir espaço para a memória e cultura de uma cidade, permitindo que chegue aos nossos filhos e netos, um pouco do que foi o passado da nossa cidade.

O Prefeito Mário Marcus reconhece e valoriza a recuperação e preservação dos patrimônios. “A história e a cultura de um povo e de sua terra são contados através de seu patrimônio, material e imaterial. Por isso, é de suma importância a preservação dos imóveis e monumentos do município com o objetivo de resgatar e preservar nossa história para as futuras gerações”. Na oportunidade, o Prefeito solicita o apoio da população para fiscalizar e ajudar a conservar o patrimônio recuperado, que é um bem  pertencente a todos.

Outros patrimônios já foram recuperados e entregues à população como a reabertura do Teatro Municipal e da Casa do Artesanato, reforma no Museu e Arquivo Antônio Perdigão, reforma do Centro Cultural “Maria Andrade de Resende” e reabertura do Museu Ferroviário e a Fazenda Paraopeba.

Os investimentos na recuperação dos bens não param por aí, outros estão sendo restaurados no município, como a Casa de Cultura Gabriela Mendonça, a Fonte no Bairro Fonte Grande, o telhado da Casa da Remonta e o Monumento do trabalhador. Importante frisar que para a conservação destes instrumentos da história, não estão sendo usados recursos de outras secretárias, são recursos específicos para esta  finalidade.

A cerimônia de entrega da fonte será realizada dia 6 de maio, as 19h, na Praça Tiradentes. Após a reinauguração acontecerão apresentações artísticas e culturais. A data foi escolhida em homenagem às mães que celebram seu dia no domingo, 08 de maio.