Gerais

Bombeiros de São João del-Rei permanecem em buscas por vítima de afogamento zona rural de Ritápolis

Homem de 49 anos se afogou na manhã de sábado enquanto pescava no Rio das Mortes.

09/05/2022

Militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei permanecem em buscas pelo corpo do homem que se afogou no Rio das Mortes, na zona rural de Ritápolis. O afogamento aconteceu na manhã do último sábado, dia 07, quando o barco em que a vítima e mais dois amigos estavam virou após passar por uma corda esticada sobre as águas do rio. As buscas se iniciaram ainda na manhã de sábado e permaneceram por todo o dia de domingo, mas o corpo não foi encontrado. Uma equipe de mergulhadores dos Bombeiros se deslocou para o local na manhã desta segunda-feira (09/05).

De acordo com o Sargento Dias, chefe da equipe de mergulho que atuou por todo o domingo, “Por se tratar de um rio, ou seja, local em que a água está em movimento, o paradeiro da vítima é mais imprevisível. Nossa equipe se concentrou em uma área de remanso nas proximidades do local do afogamento, que é para onde as águas fluem. O objetivo é realizar varredura pelo máximo de áreas para onde a vítima pode ter sido levada. Os trabalhos se estenderão até que ele seja encontrado, seja através e mergulho ou através de buscas com barco”.

Ainda segundo o Sargento, o local onde ocorreu o fato apresenta diversas dificuldades: “Mergulhos em rios são mais perigosos, pois a água está em movimento e a correnteza tende a complicar os trabalhos. Além disso, as profundidades oscilam muito de acordo com o relevo do local. Em alguns pontos, nossos mergulhadores chegaram a 7 metros abaixo d'água, enquanto outros locais são menos profundos. Outro fator que complica o trabalho é a presença de grande quantidade de pedras e galhadas no fundo do rio. Todo este cenário exige o máximo de técnica da equipe que irá atuar”, explica Dias.

Sobre as causas, o Bombeiro disse que um dos sobreviventes do ocorrido afirmou que o barco teria virado após passar por uma corda que fica tensionada naquela região. A vítima não usava colete salva-vidas e, como estava bastante frio, todos trajavam roupas pesadas, o que pode ter dificultado que ele conseguisse nadar. Tão logo o corpo seja encontrado, a Perícia será acionada para avaliar a situação.