Barbacena

Família de Barbacena faz doação de carta de Guimarães Rosa para 13ª RPM

12/05/2022

Na manhã dessa última quarta-feira (11), o Comandante da 13ª Região de Polícia Militar (RPM), Coronel Terence Pablino Floriano Guimarães, visitou a Sra. Maria de Loreto Fortini, viúva do médico e empresário barbacenense, Oswaldo Tamm Fortini. Durante a visita, o Comandante recebeu um documento do acervo da família que será incorporada ao Museu “João Guimarães Rosa”, localizado nas dependências do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no Complexo Santa Cecília, em Barbacena.

O documento em questão, trata-se de uma carta manuscrita do Capitão Guimarães Rosa, que atuou como médico no 9º BPM em 1033 e 1934. A carta foi endereçada ao sogro de Dona Loretinha, como é carinhosamente conhecida na cidade, o também médico Oswaldo Fortini, datada de 26 junho de 1934.

João Guimarães Rosa escreveu a carta no Fluminense Hotel situado à Praça da República, cidade do Rio de Janeiro, e solicitava ao Dr. Fortini que “segurasse” os serviços pertinentes à função de médico no 9º BPM e explicasse ao Comandante, Coronel Octávio Baptista Diniz, primeiro comandante da Unidade, que precisava permanecer fora enquanto prestava as fases seguintes à prova escrita do concurso que prestava à Escola de Diplomacia do Itamaraty. Na sequência, João Guimarães Rosa viria a ser aprovado e seguiria carreira diplomática de relevância, de escritor e poeta conhecido da nossa literatura.

O encontro foi intermediado pelo vereador municipal, Zezinho Andrada, e seu assessor de comunicação, Idinando Borges. Também estavam presentes o Comandante do 9º BPM, Tenente Coronel Ademir Siqueira de Faria, e o Subcomandante, Major Flavio Tafuri Mattoso.