Barbacena

PMMG reinaugura mosaico histórico da fachada do 9º BPM

21/02/2024

No fim da tarde de terça-feira, 20 de fevereiro, aconteceu a solenidade de reinauguração do Mosaico Histórico que compõe a fachada do 9º Batalhão de Polícia Militar, em Barbacena. Estiveram no evento autoridades militares e civis onde aconteceram homenagens aos envolvidos no processo de restauração.

O Mosaico possui um desenho representando os principais elementos históricos da Inconfidência Mineira tendo como destaque seu patrono, o Alferes Tiradentes. Foi montado de 1958 a 1960 pelo artista ítalo-brasileiro, Alfredo Mucci (1920-1984), um dos maiores expoentes da arte musiva no Brasil. Com o tempo, a obra acabou se deteriorando e em 2018, o Comando do 9º BPM solicitou à Secretaria de Cultura de Barbacena uma avaliação estrutural da obra, sendo constatado que estava com 60% de sua integridade comprometida.

Deu-se início a uma busca por profissionais que tivessem habilidade técnica reconhecida para esse tipo de restauro respeitando a originalidade do painel até se chegar ao nome do arquiteto Leonardo Posenato, mosaicista formado pela "Scuola Mosaicisti del Friuli," na Itália. Em 2021, ele realizou uma visita técnica e definiu como funcionaria a obra de restauração.

Em seguida, o Comando da Unidade intensificou os contatos para a busca de parcerias que pudessem financiar a obra e conseguiu os recurso necessários com a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barbacena; 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca de Barbacena; Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa); Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Barbacena e Conselho da Comunidade na Execução Penal na Comarca de Barbacena. As obras tiveram início em setembro de 2023 e foram encerradas com êxito em fevereiro de 2024.

O Mosaico, agora reconstruído e restaurado, se firma como uma conquista para o 9º Batalhão e para a própria PMMG contribuindo para o cenário artístico do município de Barbacena e do estado de Minas Gerais. 

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos