Polícia

Homem usa WhatsApp para dar golpe

24/10/2017

Na tarde dessa segunda-feira (23), um homem de 48 anos de idade foi vítima de estelionato em Barbacena. Segundo ele, o autor mandou uma mensagem para seu WhatsApp e ofereceu alguns serviços. Durante a conversa, uma segunda pessoa mandou algumas mensagens e deu várias referências a respeito do autor.

A vítima aceitou o serviço oferecido, porém o autor alegou que não tinha dinheiro para pagar sua passagem e pediu a vítima um adiantamento no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais). A vítima então foi até o banco e fez o depósito. Passado algum tempo, achando estranho a demora, a vítima ligou para o autor para saber onde ele estava e ele alegou que havia sofrido um acidente no anel rodoviário e solicitou mais R$ 250,00 para pagar o prejuízo.

Foi nesse momento que a vítima percebeu que havia caído em um golpe e acionou a Polícia Militar, sendo orientado quanto as demais providências.

Fiquem atentos quanto às dicas da Polícia Militar:

- Cuidado para não cair em armadilhas na internet, como em golpes no WhatsApp. É importante que você desconfie de qualquer tipo de promessa exagerada que chega por mensagens, checando sempre se é algo real".

- Os cibercriminosos que espalham o golpe são bonificados dependendo da quantidade de usuários que caem no golpe, por isso solicitam que a vítima envie um convite para 10 pessoas ou grupos diferentes antes de ganhar o "brinde".

- O golpe tem características bem comuns a ataques do tipo: a oferta de uma vantagem incomum, mensagens com links, erros de português e que indicam urgência. É bom ficar de olho nesse tipo de coisa em mensagens suspeitas para evitar cair nesse tipo de golpe.

- Desconfie de pessoas desconhecidas que se aproximam oferecendo qualquer tipo de serviço.

- Não faça negócios e nem deposite dinheiro algum em conta de estranhos.

- Não acredite em mensagens de benefícios de bancos, solicitando senhas e dados pessoais.

- Não  acredite em pacote de internet ou créditos gratuitos.