Congonhas

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Congonhas está aberto novamente a sugestões

01/11/2017

Com a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Congonhas, está sendo dada mais uma oportunidade para a população se manifestar sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos (PGRSU). Este contém a proposta de um modelo de gestão, com a identificação de programas, projetos e ações que envolvem a geração e descarte de resíduos (úmido, reciclável, de construção civil e hospitalar, eletroeletrônico, entre outros) no Município nos próximos 20 anos, com base nos levantamentos e nas análises técnicas feitas ao longo de 2016 pela Prefeitura.

As pessoas devem enviar suas contribuições para o e-mail meioambiente@congonhas.mg.gov.br, para a Secretaria de Meio Ambiente, à av. JK, nº 230, 2º andar, sala 208, Centro. Mais informações pelo telefone (31) 3731-5287.

O objetivo deste trabalho é conscientizar as pessoas, porque apesar de haver uma estrutura boa com relação ao sistema de limpeza da cidade, ela precisa ser aprimorada. 

Atualmente, as 31 toneladas/dia destinadas para o Aterro Sanitário, somente 11%, o que corresponde a aproximadamente 4 t/dia é que deveriam ir para lá. Somente 5% dos resíduos coletados são encaminhados à usina de reciclagem para beneficiamento por parte dos catadores da ASCACON. O ideal seria que 55% do lixo recolhido fosse para a reciclagem e 29%, para a compostagem. Mas para que isso ocorra, a participação da população é essencial. A separação do material é feita dentro de casa.

A Audiência Pública realizada em maio deste ano demonstrou o interesse que Congonhas tem nesta área: pessoas com dúvidas, sugestões, agregando bastante ao trabalho