Conselheiro Lafaiete

Túnel em Lafaiete será reformado

Essa grande conquista para a população contou com o empenho do deputado Glaycon Franco e a competência administrativa do prefeito Mário Marcus.

23/02/2018

Há muitos anos, a chuva se tornou sinônimo de dor de cabeça para quem precisa cruzar o túnel sob o viaduto Duartina Nogueira de Resende, no centro de Conselheiro Lafaiete. Isto, sem falar nos transtornos que o mau tempo causa aos moradores e comerciantes estabelecidos nas proximidades. Nem precisam ser precipitações significativas para espalhar a sujeira acumulada dentro e ao redor da passagem subterrânea, que acaba levada pela enxurrada para as portas de casas e lojas.  Quando caem temporais, o sufoco da população aumenta na proporção em que sobe o nível da água que os bueiros do túnel não conseguem escoar.

Na quinta-feira dia 22 de fevereiro, foi emitida pelo setor de licitações da Prefeitura ordem de serviço que autoriza o início das obras de reforma no túnel Ovídio Barbosa. A verba que custeará a intervenção, no valor total de R$59.404,29 (cinquenta e nove mil, quatrocentos e quatro reais e vinte e nove centavos) é fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Glaycon Franco e já está depositada na conta do Município.

Graças ao esforço do deputado, o risco de alagamento da passagem poderá ser eliminado com a instalação de uma bomba mais potente, capaz de escoar o volume de água que invade o túnel como consequência dos temporais. Também estão sendo estudadas maneiras de evitar que a água da chuva chegue ao túnel em níveis elevados, como ocorre hoje. A iluminação vai ser melhorada e o piso e o revestimento interno da passagem subterrânea serão completamente recuperados, proporcionando aos usuários um amplo e mais agradável visual de todo o espaço.

A verba assegurada por Glaycon Franco permitirá que comerciantes e prestadores de serviços deixem de conviver com o problema crônico de inundação de seus estabelecimentos em decorrência das chuvas.

O deputado saudou a notícia da reforma do túnel sob o viaduto Duartina Nogueira de Resende como um marco de futuras ações que irão livrar, de uma vez por todas, o centro de Lafaiete dos contratempos enfrentados todos os anos ao longo da temporada de chuvas. O deputado ressalta ainda as qualidades executivas do prefeito Mario Marcus.

Parceira

O envio de recursos é resultado da parceria entre o deputado Glaycon Franco e o prefeito Mário Marcus, que não tem medido esforços para atrair benefícios para Conselheiro Lafaiete.