Congonhas

Centro de Referência da Mulher de Congonhas prepara várias atividades para celebrar o Dia da Mulher

02/03/2018

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, é uma data para relembrar as conquistas históricas das mulheres pela busca de seus direitos. Para reforçar a importância dessa luta e debater assuntos que dizem respeito às mulheres, o Centro de Referência da Mulher (CRM) preparou uma programação especial para este mês.

O CRM, com o apoio de diversos setores da Prefeitura, como os centros de referência de assistência social (CRAS) e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e de parceiros, como a Polícia Militar, organizaram uma série de atividades. O objetivo é aproximar o centro das mulheres, valorizando, conscientizando e mobilizando o público feminino para a busca por direitos iguais, incluindo, ainda, ações realizadas com o público jovem do Município.

O CRM é local de apoio e orientação às mulheres congonhenses, especialmente aquelas vítimas de algum tipo de violência física ou violências sutis, como humilhações, xingamentos, destruição de seus pertences, privação de liberdade e relação sexual forçada, ainda que seja com seus maridos ou companheiros.

Confira a programação:

Dia 03/03 - sábado

- Participação do Centro de Referência da Mulher (CRM) no 4º Encontro de Mulheres (Arquidiocese de Mariana) em Ouro Preto (MG)

Dia 05/03 - segunda-feira

- 8h30 às 10h30: Dia D para a mulher idosa, com ações de embelezamento e momento cultural. Acontecerá também uma intervenção do CRM. Local: Centro de Referência do Idoso (CRI). 

- 13h30 às 16h: Encontro com as mulheres: visita das mulheres do CRAS Pires ao CRM. Realização de oficina de beleza com Giovanna Fernandes.

Local: CRM.

Dia 06/03 - terça-feira

- 14h30 às 16h: Encontro com as mulheres: visita das mulheres do CRAS Dom Oscar ao CRM. Realização de oficina de beleza com Giovanna Fernandes. Local: CRM.

Dia 07/03 - quarta-feira

- 13h: Atividade no CRAS Pires em parceria com o PSF Pires: palestra “Saúde da Mulher”.

Dia 08/03 - quinta-feira

- 9h às 10h: Blitz educativa, com parceria entre a Prefeitura de Congonhas, Igreja do Evangelho Quadrangular e a Polícia Militar. Panfletagem do CRM. Local: Praça JK.

- 10h às 12h: Oficina de beleza: autoestima e profissionalização, com Filipe Palmiere.

Local: CRM.

- 13h30: “Tarde Delas: um encontro com o belo”: momento com as mulheres do CRAS Alvorada.

Dia 09/03 - sexta-feira

- 9h às 10h: Participação em Roda de Conversa com alunos do IFMG.

Local: IFMG Congonhas.

Dia 10/03 - sábado

- 7h às 12h: Caminhada em direção ao Parque Ecológico da Cachoeira. Parceria entre Academia Vem Ser e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL). Intervenção do Centro de Referência da Mulher.

Outras atividades

• CRM itinerante: visita a outros serviços para atendimento

13/03, às 14h: CRAS Dom Oscar

15/03, às 13h30: CRAS Pires

22/03, às 14h: CRAS Alvorada

05/03, às 8h30: CRI

Presença também da Polícia Militar.

• Palestras nas escolas da rede municipal e nas escolinhas de futebol do município.

• Início do Projeto com os alunos da escola municipal Fortunata de Freitas Junqueira: Agentes Multiplicadores de Políticas de Mulheres.

• Posse do novo Conselho da Mulher de Congonhas.

• Entrevistas com os órgãos de atendimento à mulher vítima de violência. Parceria com a Rádio Educativa.