Conselheiro Lafaiete

Servidores do município de Lafaiete passam por capacitação em diversas áreas

17/10/2019

A prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Controladoria Geral, realizou ciclo de treinamento e capacitação de servidores, voltado às áreas de compras, patrimônio, almoxarifado, gestão de contratos, obras e serviços de engenharia.

Trata-se de uma das fases do projeto de reestruturação do Sistema de Controle Interno do Município, conforme informado pelo Controlador Geral, Gabriel Navais, que conta com a assessoria de Priscila Viana, mestre em Direito e com vasta experiência em qualificação profissional, inclusive pela Associação Mineira de Municípios (AMM), que ministrou os cursos.

Segundo o Controlador Geral, o trabalho de reestruturação visa dar maior segurança jurídica aos servidores públicos e, sobretudo, mais eficiência na entrega dos serviços públicos aos cidadãos. Iniciou-se em setembro de 2018 com a realização de diagnóstico setorial, oportunidade em que foram realizadas diversas reuniões com os servidores das áreas envolvidas. Posteriormente, foi apresentada ao Chefe do Executivo a necessidade de instrumentalização de controles internos.

 

Esse projeto tem por objetivo principal implementar uma maior cultura de controle na Administração Pública, já que o controle dos atos devem ser feitos por todos, cotidianamente. Além da primazia pelas ações de auditoria dos atos administrativos, a CGM, nessa oportunidade, passa a intensificar suas ações no controle primário, voltado à capacitação e normatização dos atos de controle, objetivando minimizar os riscos inerentes às atividades que envolver a gestão pública.

Até o presente momento já foram expedidas 10 instruções normativas nas diversas áreas da Administração Pública, bem como foi apresentado ao Sr. Prefeito projeto de lei que redefine a estrutura da controladoria geral, unidade central de controle interno e especifica as atividades das unidades executoras, que se verificam nas secretarias e órgãos da Administração Pública.

O Prefeito Mário Marcus acompanhou e apoiou os trabalhos e ressaltou a importância da capacitação permanente dos servidores a fim de proporcionar mais eficácia e eficiência aos serviços prestados pela administração municipal.