Conselheiro Lafaiete

Hospital de Campanha de Lafaiete é entregue para funcionamento

26/05/2020

Na manhã desta terça-feira, 26/05, o Hospital de Campanha de Conselheiro Lafaiete, que será dedicado exclusivamente ao atendimento de pacientes infectados pelo Coronavírus COVID-19 que necessitarem de internação, foi entregue para funcionamento.

A obra foi viabilizada por meio de doações da Gerdau, da Família de João Miguel e investimentos de recursos próprios do município para a conclusão da obra e aquisição dos equipamentos necessários ao seu funcionamento. Além de contar também com a parceria da ADECOL e Diretoria do Hospital São Camilo.

A estrutura comporta sessenta leitos, sendo cinquenta clínicos e dez destinados à Terapia Intensiva (UTI), além de 13 respiradores que foram doados pela Gerdau.

“A Gerdau tem investido recursos para apoiar na estruturação dos sistemas de saúde nos locais onde está presente. E não apenas para resolver os problemas de curto prazo, mas também para deixar um legado para a comunidade. Como é o caso deste Hospital de Campanha de Conselheiro Lafaiete, que após a pandemia permanecerá aberto como hospital de referência para a região", afirma o Diretor de Mineração e Matérias-Primas da Gerdau, Wendel Gomes.

 A unidade funcionará no sistema de portas fechadas, ou seja, só receberá encaminhamentos de pacientes que necessitarem de leitos de internação vindos de outras unidades de saúde de Lafaiete e dos municípios pactuados na microrregião de saúde, diagnosticados com COVID-19. 

 

O atendimento será prestado 24 horas por dia com uma equipe de cerca de 60 profissionais qualificados. Para a formação desta equipe de profissionais que atuará na unidade de saúde foi realizado um processo seletivo e os profissionais contratados passaram por treinamento especializado. 

“A Gerdau tem investido recursos para apoiar na estruturação dos sistemas de saúde nos locais onde está presente. E não apenas para resolver os problemas de curto prazo, mas também para deixar um legado para a comunidade. Como é o caso deste Hospital de Campanha de Conselheiro Lafaiete, que após a pandemia permanecerá aberto como hospital de referência para a região", afirma o diretor de Mineração e Matérias-Primas da Gerdau, Wendel Gomes.

 

O Prefeito Mário Marcus agradeceu a Gerdau pelo apoio e destacou a relevância da participação da empresa na obra. Ele disse que em meio a uma crise sem precedentes, é de fundamental importância contar com a parceria da iniciativa privada. Agradeceu também a solidariedade da família do pequeno João Miguel que fez uma doação para a obra e à direção do Hospital São Camilo pela adesão à proposta. Também destacou a participação do Tribunal de Justiça e Ministério Público em todo o processo. Ressaltou que desde os primeiros sinais de que o coronavírus seria uma ameaça à saúde da população, a administração municipal se empenha em implantar ações que visam à proteção dos cidadãos lafaietenses e trabalha para aumentar a capacidade de atendimento hospitalar. “O início do funcionamento do Hospital de Campanha vai nos possibilitar minimizar a pressão na nossa rede de saúde. Vamos continuar trabalhando de forma conjunta e harmônica tornando o trabalho mais forte e comprometido com a saúde da população”, afirmou.

O Hospital de Campanha funcionará por tempo indeterminado, enquanto for necessário o tratamento de pacientes com COVID-19.  Porém, após a pandemia, a obra realizada deixará um importante legado para a saúde de Conselheiro Lafaiete que terá um novo Hospital São Camilo, totalmente revitalizado, com ampliação de leitos clínicos e de UTI que reforçará o setor de saúde beneficiando toda a população da cidade.